Leia em 4 minutos
Todo mundo quer uma varinha de condão e que tudo esteja pronto como se fosse em um passe de mágica. Sabemos que lá no fundo, no fundo não é fácil assim. Prepare-se para colocar a mão na massa com esses 20 passos para criar o conteúdo perfeito: aquele capaz de prender seu usuário-leitor do começo ao fim porque ele é últil, ensina algo!
Eu não gosto de enrolar muito, quem é meu aluno sabe disso! Então vamos para a lista que não é mágica, mas vai te dar muitos insigths!!

Checklist do Conteúdo Perfeito
- Pesquise por palavras-chave que tenham a ver com o tema do conteúdo. Temos ferramentas à nossa mão eu nos ajudam nisso como como Planejador de Palavras-Chave do Google e Ubersuggest.
- Pesquise por palavras-chave LSI – Latent Semantic Indexing, ou seja, outras palavras-chave correlacionadas à principal. Isso ajuda o motor de busca a entender o conteúdo – em ferramentas como LSIGraph.
- Escreva o título em até 60 caracteres ou até evitar que ele apareça “quebrado”na busca do google com aquelas reticências.
- Use a palavra-chave principal no título da página, preferencialmente no início. Foco total no tema!
- Escreva a metatag “title” de acordo com o título da página. Tudo precisa estar alinhado!
- Escreva a metatag “description” em até 160 caracteres.
- Use a palavra-chave principal e palavras-chave LSI na metatag “description”.
- Use URLs curtos e sem palavras comuns, como artigos ou preposições – em vez de “blog/marketing-de-conteudo-para-sua-empresa”, deixe apenas “blog/marketing-conteudo-empresa”.
- Use a palavra-chave principal no URL;
- Insira a palavra-chave nas primeiras 150 palavras do conteúdo, idealmente no primeiro parágrafo;
- Use as tags H1, H2 e H3 para organizar diferentes seções do seu texto.
- Evite exagerar na densidade da palavra-chave principal: entre 0,5% e 2,5% está bom, se o texto soar com naturalidade;
- Use sinônimos da palavra-chave principal ao longo do conteúdo. Use um dicionário online para isso!
- Insira pelo menos 2 links para seus próprios conteúdos.
- Use uma imagem nos primeiros 25% do conteúdo;
- Use imagens leves, de preferência abaixo de 100 KB, em formatos populares: JPG, GIF, PNG, BMP e WebP – você pode comprimir imagens em iloveimg.com.
- Renomeie as imagens do conteúdo com a palavra-chave. Ex.: casal-jpg para terapia-casal.jpg;
- O conteúdo deve ser responsivo, ou seja, com ótima visualização em todos os dispositivos, como tablets e celulares. Faça o teste antes de publicar!
- Inclua os botões para compartilharem do seu conteúdo!
- Inclua uma chamada para ação (CTA).
Agora é com você! Já que aprendeu esses 20 passos, revise os artigos do seu site/blog e veja se esses requisitos conferem! Caso não, edite! Na hora de criar um novo conteúdo, você já sabe e pode recorrer a essa lista aqui!
Gostou?
Bom, agora eu vou dizer que seu próximo passo para subir rumo ao sucesso no marketing de conteúdo é conhecer a Fórmula do Conteúdo Pérpetuo, você consegue ideias relevantes e de forma infinita sobre o que publicar para sua audiência. Em uma sentada você consegue fazer mais de 20 títulos, iamgina se você sentar com seu time comercial, de marketing, de rh … hein?